quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pré-embarque

Me livrei do vestibular, do colégio, tudo de uma vez só e cá estou de volta!

Faltando uma semana para que eu embarque rumo aos States (como minha vó gosta de chamar), fui na STB fazer meu pré-embarque. Ele consiste em você receber todas as orientações com seu agente de viagem, tirar suas dúvidas e receber os documentos necessários para viajar sem muitas preocupações! O que eu tenho a dizer é que a STB é uma empresa MUITO profissional, facilita ao máximo a vida do viajante, adorei trabalhar com essa empresa e espero muitas e muitas vezes realizar viagens por ela. Resumindo né, só tenho elogios a tecer sobre STB, sobre meu agente de viagens, que é super gente fina e sempre me atende com o maior amor, assim como todos os outros funcionários de lá...


Eu recebi esse porta documentos de lá, muito fofo, adorei o tom de azul! Dá pra guardar tu-do que você vai precisar durante os vôos, na alfândega americana (que você passa no primeiro aeroporto dos EUA que você desce, no meu caso é o JFK de Nova York) e no primeiro dia de aula (no meu caso da Embassy Ces, San Diego).


Meu porta documentos aberto! :D

Dentro do porta documentos é que o bicho pega, é onde está TODA a responsabilidade de sua viagem, ou seja: guarde isso como se fosse sua vida. Nada de deixar por aí nas bancadas do aeroporto, nem tirar NENHUM documento de dentro, porque tudo que tá lá é extremamente necessário (mas como o pessoal da STB é demais eles mandam uma cópia de tudo pro e-mail da pessoa, pelo caso de você perder e tal).

Então, vamos ao conteúdo: eu recebi vários envelopes coloridinhos e dentro de cada um tem o documento, com o nome na capa do envelope. Tem o airline ticket, a confirmação da acomodação, a confirmação do transfer (transporte que me pegará no aeroporto para levar até a casa da minha host mom, e fará o caminho inverso na volta), confirmação do curso, além de um checklist, que é uma lista com coisas que eles nos sugerem para levar (indicando o que não pode ser levado na bagagem de mão). Achei tudo lindo, tudo organizado, tudo maravilhoso! ♥

Envelopes fofos! ♥

Também ganhei duas tag de mala (LINDAS!), aquelas etiquetas para colocar endereço e tal, que eles me aconselharam em uma delas a colocar o endereço da minha casa nos EUA e na outra o endereço daqui do Brasil, pro caso de haver perda da mala e tal, e eles poderem enviar pra qualquer um desses locais (espero que não aconteça isso comigo...). 

Tags de mala: "Big girlie bag." e "Your bag or mine?"

Além de tudo isso ainda recebi um guia para brasileiros no exterior, com números de embaixada e tal, um protetor de passaporte, uma doleira (que é uma bolsinha pra usar debaixo da roupa) e um saquinho para colocar os recipientes líquidos que eu levar na bolsa, tudo muito prático e personalizado da STB! Ah, e um cartão telefônico para eu ativar, pra ligação internacional, mas eu acho que nem vou fazer isso, sendo que é fofo e eu vou guardar de lembrança!

E depois de pegar tanta coisa, ainda fiz minha carteira de estudante internacional. Qualquer pessoa pode fazer (desde que estude em instituições vinculadas ao MEC) no Brasil, mesmo que não vá fazer intercâmbio. Essa carteirinha tem muitas vantagens, descontos em muuuuitos cantos de cidades do Brasil e do Mundo! Ou você vai na agência da STB fazer uma carteira ou faz pelo site www.carteiradoestudante.com.br. Aconselho ir na STB porque eles fazem e entregam na hora, tudo fofo e ainda escolhe a cor da capinha da carteira (a minha é azul royal linda). 



Resumindo tudo em um parágrafo: eu amei os serviços prestados pela STB durante esses meses, desde que eu fui lá e fiz um orçamento de intercâmbio até hoje, meu pré-embarque, mas não pensem que eles vão me abandonar, porque qualquer coisa eu posso contactar com eles durante o intercâmbio, qualquer dúvida! Eles são responsáveis e se você quer fazer intercâmbio por uma agência séria pode ir lá (nunca fui por outras, mas gosto da STB). Estou muito ansiosa pro dia 5/01/2012! Meu vôo está marcado para 14h55, no horário do Nordeste, rumo à SP, depois NYC e depois, meu destino final, San Diego!

Quero agradecer à meus pais por estarem me proporcionando essa viagem que, COM CERTEZA, será inesquecível em muitos níveis! 

xo

P.S.: Não tou ganhando nada pra fazer propaganda da STB! LOL

domingo, 4 de dezembro de 2011

Finalmente tenho uma família

Agora é pra valer! Tou sentindo que o intercâmbio tá cada vez mais perto, virando realidade mesmo, entende? Antes eu sabia que ia fazer o intercâmbio, mas tinha poucas coisas materiais relacionadas à viagem que pudesse me fazer ver que isso REALMENTE está acontecendo comigo!

Então, nessa última quinta-feira recebei um e-mail do meu agente na STB, mandando a confirmação da minha acomodação e do transfer (transporte que vai me buscar e levar no aeroporto)! Fiquei TÃO feliz, porque eu vou ter um puppy (não sei a raça, infelizmente) e um host brother de 16 anos. Não vou ter host father, só mom, e o nome dela é Shirley Hernandéz. Ela tem 54 anos, é paralegal (não sei muito bem o que é isso, mas segundo o google é tipo ajudante de advogados para assuntos com a lei), também fala espanhol e adora interagir com estudantes internacionais e mostrar a cultura americana para eles!

Vou morar no bairro de em Lemon Grove, uma cidade no condado de San Diego, e da minha futura casa até a Embassy Ces são 45 minutos (não dá pra ter tudo num intercâmbio né?)... A casa tem um quintal e um pátio (!!!) onde ela frequentemente faz churrascos e festas pra família (party hard?). Vou ter um quarto só pra mim, com banheiro, closet, televisão, janela (importante ter isso na descrição né? kkkk) e uma mesinha de estudo.

Provavelmente é essa casa que eu vou morar (se o google maps não estiver errado kkk)


Agora vem a melhor parte da descrição que eu recebi:
"A typical breakfast that the Shirley serves includes egg sandwiches, pancakes, and fruit with yogurt, cereal, muffins, donuts and fruit. A typical dinner includes a meat dish, vegetables/salads and side dishes." (Um típico café da manhã que Shirley serve inclui sanduíches de ovos, panquecas e frutas com iogurte, cereal, muffins, rosquinhas e frutas. Um típico jantar inclui um prato de carne, vegetais/saladas e acompanhamentos.)
Vocês tem noção do quão feliz eu fiquei por saber que ela não vai tentar me empurrar bacon-super-gorduroso logo no primeiro dia? E que na casa dela não se come só PÃO PÃO PÃO, se come frutas!!! Tudo bem que as frutas que ela comem não são as frutas tropicais facilmente encontradas no Brasil, mas é um avanço certo? Se ela me oferecer amoras, mirtilo, morango, manga, EU ACEITO! E iogurte também, amo!

Eu recebi o endereço da casa, telefone e e-mail e mandei um singelo e-mail intitulado "From a Brazilian girl". Ela me respondeu, foi super legal (eu falei pra ela que tinha gostado da história das frutas kkkkk) e ela disse para eu não me preocupar com a comida porque ela se policia em relação a alimentação também! Falou também que eu sou bem vinda na casa dela e que está ansiosa pra me conhecer. Eu queria ter mais assunto pra conversar com ela, pedir uma foto, sei lá... Mas dá vergonha porque eu nunca falei com ela ao vivo, ela não precisa ficar pensando que eu sou muito louca (brasileira muito amigável e que quer saber muito), então ainda não tive essa oportunidade...

E outra, ela mandou eu levar roupas quentes, porque o inverno em San Diego nunca é o mesmo! Já segui o conselho dela e comprei um par de luvas e dois cachecóis (mesmo sabendo que não neva lá e tal...)

xo

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JÁ TENHO HOST FAMILY?



SHIRLEY HERNANDEZ? ARE U MY HOST MOTHER? OH MY DEAR GOD!
E O MEU AGENTE DA STB NÃO ESTÁ AGORA LÁ, COMO VOU DESCOBRIR SE É VERDADE??????????? VOU TER UM TRECO...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ansiedades de (pré) intercambista

Eu tou ansiosa? 
TOU ANSIOSA? 
CLARO QUE NÃO, ESTOU COMPLETAMENTE DENTRO DO MEU NORMAL, ESPERANDO CALMAMENTE DIA 5 DE JANEIRO!!! 

Na verdade isso é tudo mentira. Eu estou ansiosa, mas controlável. Pelo menos era assim até 10 dias atrás, quando ainda faltava mais de 2 meses para eu viajar... Agora é outra história viu? São 50 dias para preparar dez milhões de coisas, tomar vacina, pegar receita de remédio, fazer isso, fazer aquilo, ESTUDAR PRO VESTIBULAR (que eu já tou tão puta que tou quase mandando pra merda tudo)... Resumindo: 24 horas é insuficiente para fazer tudo isso.

Se eu pudesse já tava fazendo minhas malas. Com as roupas de frio para o inverno delicioso da minha cidade que chega no mínimo a 20ºC (e eu já tou passando mal de frio nesse caso). Ou com as roupas de frio (que eu não tenho) para o frio de máximas de 19ºC de San Diego. No caso, acho que a mala vai ter mais sapato, bolsa, maquiagem e necessaire do que roupas. Ah, eu tenho meias. Muitas meias.

Outra coisa que eu penso todos os dias (quase) é com que roupa eu vou viajar. Uma roupa que não cause um desespero na minha host family (a qual estou ANSIOSAMENTE esperando para me adotar) do tipo "Adotamos uma perua" e nem "Adotamos uma indigente brasileira". O problema é que eu não tenho nenhuma roupa que se adeque ao frio (porque eu penso em frio, penso em botas, penso num conjunto de calça e casaco que eu tenho, penso numa blusa chique por dentro do casaco, penso numa echarpe chique) sem parecer uma perua sem controle do próprio guarda-roupa. Será que eu vou de óculos escuros? Claro né, vou tá chegando na Califórnia...

No mínimo eu vou assim!

Bem, se a família vai ou não ter a sensação que adotou uma perua louca logo que eu chegar lá eu não sei, mas que ao longo dos dois meses que estarei lá eles vão ter CERTEZA disso, ah vão.

Outra coisa que está me preocupando é COMO CARREGAR AS MALAS SOZINHAS PELO AEROPORTO! Quem já foi nos EUA (eu só fui em NYC, Orlando e Miami) sabe (pelo menos nesses lugares que eu fui) que carrinho de carregar mala no aeroporto é PAGO, e não de graça como no Brasil quea gente sai praticamente sentando nele e andando por aí... E eu não tou a fim de pagar pra isso (mão de vaca oi) então me preocupa como vou sair sozinha arrastando minha mala. Eu posso levar e trazer duas malas de 32kg e uma de 10kg na mão, mais a bolsa pessoal... Na ida não vou levar as duas, mas na volta... Só Deus (e minhas amigas de viagem) sabem o que eu sofri carregando duas malas, um saco com Minnie de pelúcia, mala de mão e bolsa no aeroporto! E a viagem de volta é praticamente ETERNA: San Diego - Atlanta - São Paulo - João Pessoa (nada comparado com Miami - Manaus- Brasília - Recife - João Pessoa LOL), e vai durar no ~~mínimo~~ 24 horas entre as trocas de avião, passagem pela imigração brasileira, polícia federal... Verdadeira missão impossível com você puxando por aí 64kg + 10kg + minha bolsa pessoal que pesa bastante. QUERO UM ESCRAVO!

E por último, mas não menos importante, o que eu vou comer nesse bendito país. Eu sempre gostei de hamburguer, pizza, batata frita e tudo mais, mas no último ano peguei nojo, ódio, repugnância de McDonalds, do tipo que nem aguento passar na frente da lanchonete. Pizza e batatinha eu AMO, mas convenhamos que não dá pra comer isso todo dia né? Um hora abusa e você quer aquela maçãzinha (sou saudável, me deixem). E eu não tomo mais refrigerante. Ou seja, acabou todas as opções de comida nos EUA. E eu perdi 14 kg, acha mesmo que eu vou ficar comendo porcaria para chegar no Brasil que nem uma baleia branca encalhada na praia? Tou sentindo que vou ter de levar na mala um carregamento de Club Social Integral e barrinhas de ceral Garoto... E vou viver na base de água, porque já me disseram (e eu comprovei) que é RARÍSSIMO achar suco natural nos EUA. Estou me pegando na esperança do Subway de lá ser tão gostoso quanto o daqui e eu poder pelo menos almoçar lá, já que café-da-manhã e jantar estão inclusos na acomodação... O que me leva aos lanches. Amo doce, amo bala, amo chiclete, amo CHOCOLATE ♥: tudo isso é barato nos EUA. Amo Pringles: é barato nos EUA. Amo Kit Kat: é barato nos EUA. TUDO NAQUELE PAÍS É BARATO E EU VOU MORRER TENTANDO RESISTIR À TODAS AS TENTAÇÕES!

Ah, falando de comida ainda. Tou pensando aqui no café-da-manhã, se vierem me dar BACON. BA-CON. Bacon é uma delícia no sabor artificial da Ruffles. Não sei como é de verdade, porque nunca quis botar para dentro aquela quantidade monstruosa de calorias e gordura trans, mas eu sinto que não vou gostar nadinha... Além do mais, me dá nojinho só de ver aquela gordura toda num prato, o cheiro... Tenho muitos preconceitos (e conceitos) para com o bacon, mas acreditem quando eu digo que passo fome, mas não como aquilo. Mesmo que seja bom.


Vocês não sentem nem uma repugnânciazinha quando olha pra uma imagem dessas? (Chega me arrepiei aqui...)


P.S.: 50 DIAS!!!!!!!!!!!

xo

sábado, 5 de novembro de 2011

DOIS MESES!

DOIS MESES PARA COMEÇAR A VIAGEM DA MINHA VIDA! 



SAN DIEGO QUE ME ESPERE PARA COMEÇAR THE PA-PA-PA-PARTY YEAH! 

domingo, 9 de outubro de 2011

Visto Americano



Depois de pagar um bilhão de reais em taxas consulares, taxa pra isso, taxa pra aquilo finalmente chegou o lindo (!?) dia de ir pro Consulado Americano! O Consulado mais perto daqui é o de Recife, então foi eu e meus pais de carro mesmo etc e tal. Tudo muito maravilhoso, eu sentindo que estava cada mais vez mais perto da minha viagem (cara, ainda faltam 88 dias!!!), mas aquela tensão sempre bate na pessoa né? Por mais que eu já tenha ido lá pegar visto de turista e tudo mais.

Recife é uma cidade engraçada. Maior solzão, calor do inferno, aí DO NADA começa uma chuva. Na hora que meu pai estacionou o carro uns 1 quarteirão depois do consulado (porque não pode estacionar na rua deles, nem parar taxi... vê se pode!) e que a gente saiu do carro começou a chuva desgraçada. Primeiro, meu pai tem um guarda-chuva enooooooorme, mas é claro que ele tinha esquecido em casa! Segundo, existe um comércio na frente do consulado, os nego vendendo guarda-chuva tamanho família (eles ficam gritando que é 20, mas se chover fica 30!), água de côco por 4 <i>míseros</i> reais e água mineral por 3 reais! Minha mãe foi toda faceira comprar água de côco... 

Mãe: Quanto é a água?
Homem da água: Quatro reais!
Mãe: MEU DEUS QUE ABSURDO, LÍVIA A ÁGUA É 4 REAIS!
Eu: Fica com sede, mãe!

Simples assim nossa conversa. Meu pai começou a se irritar comigo, porque eu tinha levado os documentos tudo num envelope de papel e tava chovendo né. Daí ele começou a barganhar o rim preço do guarda-chuva, e comprou lá. Aí eu olho pra fila e vou correndo pra fila mais perto da porta, claro. A mulher olhou pra mim, olhou pro meu papel e me mandou pra fila de trás porque minha entrevista era só de 10 horas. OU SEJA, NÃO ADIANTOU MERDA NENHUMA CHEGAR DE MADRUGADA EM RECIFE!

Resumo das próximas 2 horas e meia: fila, mais fila, espera, sol na cara, chuva, guarda chuva tamanho família irritante, calor, água por preço exorbitante, uma doida de Manaus conversando comigo, minha mãe fazendo amizade com um carinha de Maceió... Muito tédio. 

Finalmente, às 10h em ponto (!) em entrei no consulado. Aí vem a parte engraçada: estava eu com minha garrafa de água recém comprada por 3 fucking reais, daí pra você entrar no consulado passa a bolsa por uma máquina de raio-X e pelo detector de metais igual de aeroporto. Aí a segurança olhou pra minha água:

Segurança: Beba.
Eu: *pessoa desesperada bebendo toda a água*
Segurança: Pode parar.

Resultado: isso era um teste pra saber se a água estava envenenada. Gente, tenho cara de que ia envenenar o cônsul americano?

Daí minha bolsa linda passando pelo raio-X, outra mulher olha pra mim:

Segurança: Tem uma lixa de unha na sua bolsa. *em tom de acusação*

ORA, LIXA DE UNHA NA BOLSA AGORA É CRIME? Mas eu fui educada, porque sou fina.

Eu: Ééé, tem na minha carteira hehehehe
Segurança: Tire, bote aí nessa caixa e no final você pega.

Não pude contestar. Eu poderia ser presa por causa de uma lixa de unha.

Daí eu entrei. Mais espera. Eles sentam você e mais um rebanho de gente (pelo menos é espera sentada agora) e manda você começar a preencher o negócio do sedex, porque se o visto for aprovado eles mandam pra sua casa e tal. Minha ficha era 643. Eu cheguei tava na 570 e pouco. Mas até que a espera foi pouca, achei que fosse maior. Depois dessa parte você entra de verdade na casa do consulado, e agora as coisas melhoram porque tem ar condicionado E cadeira, e fica lá esperando ser chamada pra entrevista. Estava na senha 597. Eu, 643. Pensei comigo: "Mano, isso vai demorar uma eternidade, vou dar um cochilinho..." 

PAN. Ficha 643! 

Será que eles desaprenderam a ordem dos números? Não vou discutir né? Me chamaram, lá vou eu pro guichê da entrevista. O cara era mal humorado. Perguntou se eu era Lívia, quantos anos eu tinha, o que eu fazia da vida (vagabundo *troll face*), com quem eu morava. Até aí beleza. Nisso só quem pôde entrar comigo foi meu pai, que ficou mais parado que estátua de cera do Madame Tussaunds só olhando a entrevista! Aí o cara vem e me pergunta com aquele sotaque maravilhoso de americano falando em português:

Americano: Você fala inglês já?
Eu: Sim.
Americano: How good is your English?
Eu: I... I already...
Americano: What?
Eu: I finished my course at CCAA... rere
Americano: No. HOW good is your English?
Eu: Good? Good.
Americano: Your visa has been approved.

EU QUASE FIZ DANÇA DA VITÓRIA!!!!!! Quase.

No sábado eu recebi o meu passaporte com o visto já e o resultado vocês já viram aí em cima! SOU OFICIALMENTE UMA INTERCAMBISTA! 

xo

domingo, 2 de outubro de 2011

Intercâmbio: o início

Olá, meu nome é Lívia, 17 anos (não sou drogada e prostituída)  e, em breve, estarei embarcando na maior aventura da minha vida: morar 2 meses em um país estrangeiro, sem meus pais, sem minha família, sem amigos ou qualquer outro tipo de conhecido.

Eu nunca passei muito tempo pensando em como atualizaria meus amigos sobre esse período. Decidi que um blog seria a melhor maneira de escrever sobre as experiências, colocar fotos, vídeos (farei um vlog também!), porque eu gosto de falar bastaaaaante e 140 caracteres do twitter seria pouco pra mim. E eu também não queria ficar lotando caixa de entrada de e-mail de seu ninguém...

Meu intercâmbio começa em janeiro de 2012 (eu sei que falta muito tempo para o início propriamente dito, mas pra mim já faz uma eternidade que começou!) e eu estarei indo para San Diego, Califórnia. Daí você me pergunta o por que de San Diego, certo? Errada? Whatever, eu quero explicar. Primeiramente, um dos meus maiores sonhos da vida (aham, exagerada só um pouco) era/é conhecer a Califórnia, aquele estado ma-ra-vi-lho-so, terra dos sonhos etc... O que faltava era decidir a cidade. Quer dizer, em parte. Los Angeles sempre foi outro sonho meu, mas daí eu descobri que nem tudo é ~brilhante~ no estado do Sol. Fui até a minha agência conversar e me contaram que LA não é that easy de se locomover, trânsito caótico, muita gente, muito tudo. E como cês devem ter percebido eu não sou nenhuma moradora de São Paulo, e sim de João Pessoa. Daí imagina o baque de chegar em uma cidade quase 4 milhões de habitantes, com idioma diferente do meu (porque mesmo que eu domine boa parte do inglês, ainda sim é uma segunda língua)? Então pensando nisso (e no fato que eu ainda queria conhecer LA durante meu intercâmbio) foi que me apareceu SAN DIEGO, cidade próxima de LA e tudo! Ainda é uma cidade grande (até porque eu não queria ir pra nenhuma fazenda criar vaca, certo?), com 1 milhão e tanto de habitantes, mas tem um ótimo sistema público de transporte e todo etc. Enfim, pra isso não ficar grande, depois de muitos pontos positivos pra SD ela me ganhou de vez e estou completamente apaixonada pela cidade.


Certo Lívia, mas o que você vai realmente fazer lá?


Eu estou indo fazer 2 meses de inglês, na Embassy Ces, uma escola de inglês para estrangeiros (HELLO?). A pergunta que todo mundo, que não entende intercâmbio, me faz é: pra que fazer inglês se tu já terminou o curso aqui? E eu sempre digo que viver por 2 meses sendo "obrigada" a se comunicar em inglês, fazer curso em um país que fala essa língua é MUITO diferente de um curso de inglês aqui no Brasil. Segundo o pessoal da STB, que é a agência por qual eu estou indo, um mês de intercâmbio equivale a mais ou menos 6 meses de curso no Brasil, porque além de estudar você tem a vivência com a língua, o que não acontece aqui. Enfim, toda enrolação é pra dizer que não quero saber se eu terminei o inglês, tem muita coisa que eu ainda não sei, que eu preciso melhorar, e esse curso com certeza vai me proporcionar isso e muito mais! =) 

Depois de muito enrolar, eu quero dizer que esse blog vai ser constantemente atualizado com minhas experiências pré-intercâmbio (estresse? ansiedade?) até o dia que eu direi "bye bye" para minha terrinha (dia 05 de janeiro). Durante os dois meses que eu estiver lá vou atualizar sempre que possível (eu darei um jeito... notebook está aí pra isso, iPad também...). 

Enfim, faltam 96 dias pra minha viagem linda, estou só um ~pouquinho~ ansiosa, perturbo só um pouco minhas amigas e tão perto quanto o intercâmbio está a prova do VESTIBULAR! Ou seja, se eu não atualizar isso aqui regularmente... 

xo